SIMULAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM

Adriana Marques de sousa, jenniffer Rodrigues Luz, Marcia Aparecida Flora de Oliveira, Mônica Cruz Fernandes, Thamiris Carolina de Almeida Rosa, Laura Cristina Ferreira Cuvello

Resumo


INTRODUÇÃO: Primeiros socorros são os cuidados prestados imediatamente após o agravo, podendo ser realizado por profissional ou por leigo, desde que treinado, e o profissional enfermeiro é agente ativo na propagação de conhecimentos de primeiros socorros. A Parada Cardiorrespiratória é uma situação que requer atuação rápida e imediata e, o enfermeiro deve dispor de conhecimento tecnocientífico, que o permita prestar atendimento adequado ao paciente, realizando a manobra de ressuscitação cardiopulmonar, a qual pode ser aprendida e aperfeiçoada no laboratório de enfermagem por meio de simulação, definida como estratégia de ensino onde são reproduzidas situações reais, permitindo ao aluno uma participação ativa. OBJETIVO: Relatar a experiência das autoras, como discentes, no processo ensino-aprendizagem por meio de simulação de atendimento em primeiros socorros, enfatizando a Parada Cardiorrespiratória e Ressuscitação Cardiopulmonar. MÉTODO: Este estudo consiste em um relato de experiência das acadêmicas referente a uma prática simulada sobre primeiros socorros, com ênfase em parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar realizada durante o ensino teórico-prático da disciplina de Processo de Cuidar em Urgência e Emergência do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino superior da zona sul de São Paulo, desenvolvida no período entre março e abril de 2017. Para manter a particularidade do relato de experiência, foi inserido no decorrer do trabalho trechos com falas dos autores, os quais são sujeitos do estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As práticas simuladas têm como propósitos despertar o interesse do aluno, desenvolver habilidades e capacitar para resolução de problemas, proporcionando a interação com situações diferenciadas que não seriam possíveis em sala de aula. A simulação contribui para o aprendizado, melhorando a atuação do acadêmico, bem como aumentando a autoconfiança na realização de técnicas e procedimentos, e por vezes é o primeiro contato do acadêmico com o processo de cuidar. CONCLUSÃO: A experiência vivenciada pelas acadêmicas foi intensamente valiosa, ressaltando o quanto a simulação de procedimentos e técnicas é valiosa para o crescimento educacional e profissional do acadêmico, agregando conhecimentos mais elaborados à sua jornada acadêmica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; parada cardiorrespiratória; ressuscitação cardiopulmonar; simulação


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