SIMULAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Resumo
INTRODUÇÃO: Primeiros socorros são os cuidados prestados imediatamente após o agravo, podendo ser realizado por profissional ou por leigo, desde que treinado, e o profissional enfermeiro é agente ativo na propagação de conhecimentos de primeiros socorros. A Parada Cardiorrespiratória é uma situação que requer atuação rápida e imediata e, o enfermeiro deve dispor de conhecimento tecnocientífico, que o permita prestar atendimento adequado ao paciente, realizando a manobra de ressuscitação cardiopulmonar, a qual pode ser aprendida e aperfeiçoada no laboratório de enfermagem por meio de simulação, definida como estratégia de ensino onde são reproduzidas situações reais, permitindo ao aluno uma participação ativa. OBJETIVO: Relatar a experiência das autoras, como discentes, no processo ensino-aprendizagem por meio de simulação de atendimento em primeiros socorros, enfatizando a Parada Cardiorrespiratória e Ressuscitação Cardiopulmonar. MÉTODO: Este estudo consiste em um relato de experiência das acadêmicas referente a uma prática simulada sobre primeiros socorros, com ênfase em parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar realizada durante o ensino teórico-prático da disciplina de Processo de Cuidar em Urgência e Emergência do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino superior da zona sul de São Paulo, desenvolvida no período entre março e abril de 2017. Para manter a particularidade do relato de experiência, foi inserido no decorrer do trabalho trechos com falas dos autores, os quais são sujeitos do estudo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As práticas simuladas têm como propósitos despertar o interesse do aluno, desenvolver habilidades e capacitar para resolução de problemas, proporcionando a interação com situações diferenciadas que não seriam possíveis em sala de aula. A simulação contribui para o aprendizado, melhorando a atuação do acadêmico, bem como aumentando a autoconfiança na realização de técnicas e procedimentos, e por vezes é o primeiro contato do acadêmico com o processo de cuidar. CONCLUSÃO: A experiência vivenciada pelas acadêmicas foi intensamente valiosa, ressaltando o quanto a simulação de procedimentos e técnicas é valiosa para o crescimento educacional e profissional do acadêmico, agregando conhecimentos mais elaborados à sua jornada acadêmica.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; parada cardiorrespiratória; ressuscitação cardiopulmonar; simulação
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