A INTERDISCIPLINARIDADE SEGUNDO EDGAR MORIN E ALZIRA LOBO DE ARRUDA CAMPOS
Resumo
Este artigo propõe-se a analisar o pensamento de dois autores que se têm ocupado da interdisciplinaridade, verificando as confluências entre o "pensar complexo", desenvolvido pelo filósofo Edgar Morin, e algumas das posturas teórico-metodológicas assumidas pela historiadora Alzira Lobo de Arruda Campos, em suas concepções sobre a interdisciplinaridade. Servem como âncoras para a presente análise Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro (edições de 2000 e 2011), de Morin, e o artigo A Produção do Conhecimento: Teoria e Ciência dos Modelos (Histórico e Conceituação de Interdisciplinaridade), publicado por Campos em 2004. Muito embora o pensamento dos autores apresente similaridades, a abordagem por eles realizada reflete as suas respectivas áreas de conhecimento, que possuem, como denominador comum, a preocupação para com o desenvolvimento do diálogo sistemático entre as diversas ciências, como a metodologia mais adequada para compreender e propor soluções aos problemas da atualidade.
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