EVASÃO DE CURSO: AS RESPONSABILIDADES DOS AGENTES DO ENSINO SUPERIOR

Henrique Thiago de Melo Silva, Luiz Felippe Matta Ramos

Resumo


Evasão de curso é um termo para designar o ato do discente em desistir do curso em vigência no Ensino Superior. A abrangência de cursos pode ser conflitante ao vir-a-ser universitário, mas não é apenas ele quem influencia na decisão de ingresso ou evasão de determinado curso; portanto, esta pesquisa tem como intuito discriminar e avaliar as responsabilidades de cada agente – por serem elementos ativos do processo - do Ensino Superior na evasão de curso: Discente, Docente e Universidade. Cada um dos agentes representa um (des)motivador diferente na decisão do universitário na evasão, trazendo elementos como o background familiar e a situação financeira do Discente; o despreparo e a falta de empatia do Docente; a má inter-relação do Corpo Docente com o Discente, e as práticas pautadas na Meritocracia da Universidade. Em menor ou maior grau, direta ou indiretamente, social ou nuclearmente na família, sendo de escolha final a do Discente, estes agentes influenciam entre si na (des)motivação do Discente em permanecer no curso em ES, mas a raiz está no lar e nas Politicas Publicas educacionais. A proposta é inserir no Ensino Fundamental/Médio uma disciplina individual ou complementar de Orientação Vocacional, com a finalidade de estimular as habilidades, ciências e desejos dos vir-a-ser universitários antes da crucial tomada de decisão em ingressar no ES em um curso específico, diminuindo exponencialmente a evasão de curso.


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