CONTRIBUIÇÕES DA DIMENSÃO AFETIVA PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho, Suelen Silva de Macedo

Resumo


O artigo aborda as contribuições da dimensão afetiva que é de grande importância para o ensino de conceitos e conteúdos em sala de aula, deste modo e dimensão afetiva torna-se necessária para que se promova uma aprendizagem significativa. A mesma deverá ser constituída por meio de ações como a motivação do vínculo afetivo, em que o sujeito possa se sentir amado, desejado, querido, incluído, respeitado e valorizado para que ambos os participantes na escola, possam interagir e socializar os conhecimentos, com vontade e prazer de participar das atividades propostas em sala de aula. Aborda também, as contribuições da psicopedagogia institucional refletindo sobre o trabalho preventivo, que deve acontecer na escola de modo a envolver os alunos, os professores e as famílias com a intenção de promover um trabalho colaborativo, em que se possibilite o diálogo, a troca de experiências e vivências que é fundamental para o desenvolvimento humano. Analisa a necessidade da interação afetiva entre professor e aluno, considerada fundamental, porque compreende-se que os sentimentos e emoções positivas podem favorecer as aprendizagens dos alunos, desde que haja contato físico e expressões orais que expressam a afetividade nas interelações dentro da sala de aula.


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