A contribuição do jogo de futebol para crianças com transtornos e dificuldades de aprendizagem sob o olhar do psicopedagogo

Dirce Encarnacion Tavares, Eleonice Rosa da Silva Santos

Resumo


A abordagem destacada neste trabalho é a qualitativa. Para coleta de dados, o instrumental utilizado neste trabalho foi um questionário com sete perguntas abertas, aplicadas a um grupo de trinta alunos, e um com seis perguntas abertas, aplicadas aos professores, em uma escola particular da Zona Sul da Cidade de São Paulo. Os sujeitos de pesquisa foram escolhidos de uma amostra de conveniência trinta discentes do 3º ao 9º ano e cinco docentes. Quando os discentes foram questionados se gostavam de futebol, houve unanimidade na resposta, 100% responderam sim. Constatou-se nas respostas dos sujeitos entrevistados que 90% consideraram que a prática esportiva trouxe melhoria no desenvolvimento escolar. Na percepção dos discentes sobre o desempenho escolar no momento de realizar as tarefas no dia em que treinam futebol, 73% alegaram que se sentem bem. Na opinião dos docentes quanto à qual a importância prática do futebol no processo de ensino–aprendizagem para as crianças que participam da escola de futebol, 40% declararam que ajuda na tomada de decisão/coordenação motora/lateralidade, 20% apontaram que auxilia no desenvolvimento cognitivo/questões de disciplina, 20% reportaram que contribui na socialização e desenvolvimento físico e 20% indicaram progresso no trabalho em equipe/respeito mútuo. O psicopedagogo, junto com o professor de educação física, na escola de futebol, pode contribuir para o sucesso de algumas intervenções psicopedagógicas, que são necessárias para o desenvolvimento das crianças que apresentam algum tipo de transtorno ou dificuldade de aprendizagem.

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