O PAPEL DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA NA AULA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Resumo
INTRODUÇÃO: A educação é um fenômeno social e universal, uma atividade humana fundamental à existência e ao funcionamento da sociedade. Através da educação, é possível modificar os modos de pensar e agir de uma sociedade, seus meios de produção, sua história. No caso da educação em saúde, os conhecimentos incorporam tecnologia e pesquisa e buscam trazer benefícios para a população como uma melhora da qualidade de vida. A educação tem um papel essencial na construção do futuro da enfermagem, sendo primordial na preparação de profissionais; desse modo, enfermeiros educadores devem continuamente examinar e desenvolver o conteúdo já existente, e introduzir novas metas, conteúdos e métodos de ensino que alcancem as necessidades das pessoas a quem servem. A atenção primaria à saúde, de acordo com o Ministério da Saúde, caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é relatar a experiência dos autores como discentes, no processo ensino-aprendizagem por meio de palestra educacional com o tema Primeiros Socorros. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado durante o ensino teórico-prático da disciplina de educação em saúde do sétimo semestre de Bacharelado em Enfermagem, ministrado em uma instituição do ensino superior (IES) da zona sul de São Paulo. O interesse pela escolha do tema se justifica para aprofundar os conhecimentos frente à importância do profissional enfermeiro como educador.
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