O MARKETING SOCIAL COMO FUNÇÃO ADJUNTA ÀS CAMPANHAS DE SAÚDE PÚBLICA

Natielli dos Santos M. Alves, Sydney Manzione

Resumo


Os sistemas de saúde social, por mais que sejam divulgados e incentivados, nem sempre atingem seus objetivos. Isso ocorre por preconceito, medo ou pela população não entender que os malefícios de se ter uma doença evitável é infinitamente menor que as dificuldades de se seguir as orientações.

Esse tipo de situação, por exemplo, ocorre com campanhas de uso de preservativos e com as campanhas de vacinação.

A vacina, por exemplo, é um forte mecanismo da saúde pública para imunização e prevenção de doenças. O Brasil é um dos países que mais oferecem a vacina, com mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, sendo preocupante a atual situação da vacinação no país, que está com uma baixa mobilização de gestores municipais e da população.

O objetivo do presente trabalho é propor a utilização de mecanismos de Marketing Social como forma de incrementar a procura da população pelas ofertas e orientações dos órgãos de saúde pública.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.