O IMAGINÁRIO NA EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DO DESENHO INFANTIL

Edvania Rodrigues Neves, Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Resumo


Pensar nas contribuições do imaginário no processo de aprendizagem significativa a partir do desenho infantil é relevante ao desenvolvimento da criança. O desenho, livre expressão do imaginário, revela-se de extrema valia ao progresso das estruturas motoras, psicológicas, cognitivas e afetivas desse indivíduo, pois esta atividade simbólica e lúdica abrange vários aspectos envolvidos na expressão de sentimentos e possibilita a compreensão do mundo. Além disso, oportuniza o entendimento das relações consigo e com o outro. Esse estudo propõe uma pesquisa teórica correlacionando os conceitos a partir dos autores Jean Jacques Wunenburger e Florence de Meredieu. Dessa forma, pretende analisar a expressão do imaginário infantil nos desenhos realizados na escola, propiciando a construção da linguagem, bem como o desenvolvimento do pensamento abstrato, de maneira que influencie na aquisição de novos saberes, valores, atitudes, habilidades e técnicas, refletindo na maneira de agir, sentir e pensar, para uma aprendizagem efetiva.

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