METODOLOGIA PEER INSTRUCTION: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM E PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Claudete Bezerra dos Santos Canada, Patrícia Vieira Santos, Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Resumo


Este artigo é um estudo introdutório às abordagens pedagógicas que colocam os alunos no centro do ensino-aprendizagem e metodologias que possam contribuir com esse processo de aprendizagem ativa. Esta proposta enfatiza o ensino centrado no aluno, tendo em vista a iminente necessidade do aumento da autonomia dos estudantes na busca pelo saber e na apropriação do conhecimento, com intuito de melhorar suas práticas profissionais. Nesse sentido, verticalizou-se e foi apresentada a metodologia ativa Peer Instruction e suas contribuições para a formação dos discentes no ensino superior na construção do conhecimento interdisciplinar e complexo. A partir de dois estudos de caso colhidos em material bibliográfico, foram observadas melhorias originadas com a aplicação da metodologia de ensino, confirmando sua contribuição significativa para uma aprendizagem ativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.