EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA.

Angela Divina Oliveira

Resumo


As oportunidades que surgem na sociedade pós-moderna e os saberes disponibilizados por meio das tecnologias digitais posicionam-se como foco de estudo, principalmente, as relações complexas estabelecidas entre paradigmas e técnicas empregadas no sistema educacional. Neste cenário existem desafios que exigem vários olhares, considerando o que foi identificado no passado para trabalhar as fronteiras das disciplinas. Ao considerar este pressuposto pretende-se discutir sobre as tecnológicas disponibilizadas no ciberespaço como suporte à aprendizagem, indaga-se ainda, se esses meios proporcionarão mais eficiência às estratégias instrucionais. Como campo analítico, verifica-se os significados da cibercultura com base nas teorias de Levy (1999);  Lemos (2003) e Queau (2001), concepções entrecruzadas pelos conceitos de pós-modernidade desenvolvidos por Bauman (2001) e Morin (2011), os fenômenos educativos são vistos nas dimensões histórico-sociais, com base em Adorno (1995); Freire (1996) e Moran (2015). Os resultados aferidos demonstram a influência das tecnologias digitais no universo educacional no sentido de aceitação entusiástica, ao mesmo tempo, evidenciaram que tanto os métodos de ensino-aprendizagem como os docentes estão sob forte pressão para mudar, muito em decorrência da evolução das novas tecnologias e do surgimento da geração digital.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.