MÉTODO CIENTÍFICO DE PIAGET E VIGOTSKY: UM ESTUDO COMPARATIVO

WALME OLIVEIRA LIMA, LOURDES ANA PEREIRA SILVA

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar a partir de um estudo comparativo os métodos utilizados por Piaget e Vygotsky no tocante a formação da linguagem e do pensamento da criança. Busca-se responder ao seguinte questionamento: qual a importância dos Métodos de Piaget e Vygotsky para o desenvolvimento da ciência, especificamente no que se refere a formação do pensamento e da linguagem? O material de pesquisa foi analisado a partir do método de análise comparativa para, desse modo, estabelecer as diferenças e aproximações entre as duas perspectivas metodológicas utilizadas  pelos autores. A análise foi feita considerando as proposições da perspectiva de outros teóricos. Considera-se de suma importância as contribuições de Piaget e Vygostky, pois cada um em sua perspectiva contribuiu para uma análise efetiva da formação da linguagem e pensamento da criança, Piaget com o método clínico e Vygotsky com o materialismo histórico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.