VULNERABILIDADE SOCIAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO RENDIMENTO ESCOLAR

Gislene Aparecida Cassiano, Ana Cristina Guedes de Oliveira, João Clemente de Souza Neto, Sebastião Jacinto dos Santos

Resumo


O artigo discorre sobre pontos que orientam para a compreensão de que o rendimento escolar de muitas crianças é abaixo do esperado devido à vulnerabilidade e a condições sociais em que elas estão inseridas, e, apesar de todos os esforços dos professores e organizações escolares, não é possível avançar, tendo em vista a necessidade de ampliação de políticas públicas intersetoriais para cada situação familiar em particular. Trabalha-se com a hipótese de que não é possível utilizar uma regra geral para cada família em situação de risco, pois há especificidades distintas de acesso aos direitos básicos. Em contrapartida, a escola, principal e, muitas vezes, único elo entre comunidades vulneráveis e Estado, deve dispor de ferramentas que garantam ações efetivas, visando fortalecer sua autonomia e poder de atuação e resolução das necessidades básicas dessas famílias, que interferem diretamente na aprendizagem dos alunos.

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