ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA FORMAÇÃO DO ALUNO SURDO

D. E. TAVARES, J. P. da C. MANGABEIRA

Resumo


Tendo em vista que o aluno surdo em sua trajetória escolar encontra diversos obstáculos como dificuldades de comunicação, professores e gestores sem qualificação para desempenhar o ensino e a aprendizagem, pesquisou-se sobre os ensinamentos metodológicos da sua formação. Buscou-se, nos conceitos da educação, humanização e da interdisciplinaridade, base para analisar as diversidades metodológicas de ensino para o aluno surdo. Realizou-se então uma pesquisa com instrumental de observação participativa, não-participativa, com abordagem qualitativa, exploratória e história oral. Diante disso, verificou-se que a inclusão do surdo na educação tem que ser efetiva e ele tem o direito de comunicar-se com todos. A educação é um processo de desenvolvimento integral e harmônico, que deve oferecer uma visão global mais ampla, interligando a interdisciplinaridade ao processo de ensino e aprendizagem. Constatamos que a pesquisa tem que ser continua para que o aluno surdo tenha seus direitos de aprendizagens garantidos dentro e fora das instituições escolares, ultrapassando as rígidas fronteiras.

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