DESAFIO DE SE TORNAR PROFESSOR LEITOR PARA FORMAR LEITORES

Luciana Volterrini Cotovia Pimentel, Catia Rodrigues

Resumo


Considera-se que a grande aliada para suprimir a dificuldade dos alunos em interpretar e construir textos seja a leitura, pois possibilita o fortalecimento de ideias e ações. Contudo, para incentivar a formação de cidadãos leitores na escola, é preciso pensar na formação de professores leitores. O despreparo e a falta de estímulos apropriados, com raras exceções, vêm do próprio professor, que ingressa no ensino superior depois de ter percorrido sua formação por um sistema caótico de educação, eque nem sempre disponibiliza recursos adequados para concretizar atividades pretendidas com foco na leitura. Além disso é possível que não saiba como elaborá-las e aplicá-las e sem capacitação adequada acaba tornando o ensino represado e raso, gerando um grande impacto na sociedade, que segundo resultados recentes do PISA, 50% dos estudantes com 15/16 anos não atingiram o nível básico de leitura no país.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.