O JOGO E A GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO

A. S. SANTOS, M. A. F. BASEIO

Resumo


O jogo sempre fez parte da cultura da humanidade, como lazer, diversão ecompetição. Ainda que se considerem os aspectos culturais e em sua essência mais tradicional, atualmenteo jogo vem ganhando cada vez mais espaço comosimulações para situações reaisem ambientes empresariais e para o entretenimento em mercados de consumos por diversão, principalmente no âmbito tecnológico. Nas instituições de ensino, vem crescendo e ampliando seu usocomo recurso didático, visando ao desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas e emocionais dos discentes. Um dos métodos de uso do jogo no ensino, sob a ótica tecnológica,é a “Gamificação”. Este artigo,de abordagem interdisciplinar, visa analisarcomo o jogo, por meio da gamificação, pode aprimorar o conhecimento e desenvolver competências se utilizado como método ativo de ensino. A pesquisa fundamenta-se bibliograficamente em autores que abordam as temáticas do jogo sob o aspecto cultural, tendo como principais estudiosos Johan Huizinga e Roger Caillois;o jogo, a tecnologia e as metodologias ativas, sendo alguns de seus estudos desenvolvidos por José Morin e Lynn Alves; e, por fim, e o fenômeno da gamificação, fundamentado por autores como Lúcia Santaella e João Mattar.

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