POLÍTICA SOCIAL: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO INICIADA PELOS JESUÍTAS.
Resumo
Este trabalho examina as manifestações de atividades lúdicas presentes na educação, na catequese, nas artes e nos ofícios utilizadas como estratégia metodológica pelos jesuítas no Brasil no século XVI.Os jesuítas tiveram êxito na catequização na educação e no exercício das artes e ofícios por terem estabelecido um complexo processo de oposições e sínteses culturais, muito próprias das ideias da Companhia de Jesus. Elementos como a dança, os jogos, o teatro, a mímica, o entalhe, o esculpir, o tecer, tanto dos índios como dos europeus, reelaborados pelos jesuítas, passaram a coexistir no Brasil do século XVI.Os inacianos tiveram a sensibilidade e a destreza, de assegurar e reconhecer os conhecimentos, as experiências e a língua dos nativos da América Portuguesa, o que deu suporte às relações de dominação e subordinação realizada pela Companhia de Jesus, objetivando a salvação de homens e almas, para a “maior glória de Deus”. A educação
para o trabalho permeia a sociedade de hoje que busca, no trabalho, equilíbrio e bem-estar social, além de uma economia sustentável.
Palavras-chave: política educacional, política social, lúdico. jesuítas,
economia.
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