MÚSICA E INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA PÚBLICA.

SOARES, Eliel Farias, SERGL, Marcos Júlio

Resumo


Neste artigo refletimos sobre a utilização da música na escola pública de forma interdisciplinar, como dinâmica de trabalho conjunto, a partir do conteúdo das letras de canções significativas para os alunos. Trabalhamos com pesquisa bibliográfica e documental, a fim de responder à questão: Como a música pode ser o elo interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento integrantes das disciplinas da grade curricular do discente? Objetivamos: a) Demonstrar que por meio das mensagens contidas nas letras das músicas é possível trabalhar, em sala de aula, de forma integrada com as demais disciplinas; b) Buscar canções que tenham textos significativos e que fazem parte do contexto de vida e de escuta do aluno, aproximando sua vivência social à sua vida escolar, a partir do pensamento de Souza (2014), Xavier (2018), Fazenda (2011), Martins (2014), Fonterrada (2008) e Bréscia (2011). Concluímos que nas letras das músicas estão inseridas temáticas que podem ser aproveitadas como textos-base, fontes de conteúdo interdisciplinar para serem utilizadas por todos os professores em sala de aula.


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