A FORMAÇÃO DE CONFIGURAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NA ESCOLA.

José Luiz Germano Martins

Resumo


Entendendo o espaço escolar como sendo múltiplo e heterogêneo e que as relações entre alunos não se constituem somente com base nos critérios pedagógicos de rendimento e comportamento, o presente trabalho investiga as relações sociais estabelecidas entre alunos do ensino fundamental I. São averiguados que critérios e que aspectos são privilegiados por esses alunos para o estabelecimento dessas relações sociais, nos diferentes espaços e em distintas atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Neste recorte é utilizado o conceito de configuração de Elias, visando explicar como essas modificações ocorrem como se estabelecem e quais seus motivos. Por se tratar de
uma rede de interdependências que liga os homens, formando um nexo, uma estrutura de pessoas mutuamente orientadas e dependentes, o convívio social forma grupos de configurações específicas, não estáticas, mudando a todo momento, criando pequenas configurações, mais simples e compreensíveis, como os clientes habituais de um bar,
ou configurações maiores e que não podem ser percebidas facilmente, chamadas de sociedades. Finaliza Edwards (1997) , ao ressaltar que as relações sociais que se desenvolvem no meio escolar estão diretamente relacionadas com diferentes momentos dos alunos, envolvendo sentimentos, emoções, ou seja, sua afetividade e ainda as
comunicações lúdicas que ocorrem nos espaços para as brincadeiras.
Palavras-chave: interação social entre alunos – ensino fundamental -
configurações sociais.


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