MATEMÁTICA: ENTRELAÇANDO AS LINHAS DO ENSINAR E DO APRENDER

Luciana Volterrini, Carlos A. Xavier

Resumo


O objetivo deste trabalho é discutir a proposta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o ensino da Matemática no Fundamental I e de que forma é possível estabelecer um diálogo com os recursos de tecnologia, estimulando essa aprendizagem. Dessa forma, busca-se analisar o ensino da matemática atual e verificar sua importância para o cotidiano dos alunos. O presente estudo também buscou esclarecer o processo e métodos de ensino de matemática, relatar como encontrar a metodologia atual, o papel dos professores para ensinar a matemática, quais métodos de ensino e as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de elaboração de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, com busca realizada nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, por meio de artigos indexados, bem como a utilização de literaturas impressas que abordaram sobre a temática. Diante de todo o conteúdo que vem sendo divulgado, percebe-se que a matemática é um tema de discussão entre alunos, professores e equipes docentes, gerando divergências de opinião, tornando-se, portanto, uma ferramenta de busca para aprimorar o ensino dessa disciplina. 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.