PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO EM ÂMBITOS NÃO ESCOLARES: SIGNIFICAÇÃO E APLICABILIDADE

Kelly Cristina da Silva Barbosa, José Luiz Germano Martins

Resumo


Esta pesquisa estabelece como tema central a Educação Não Escolar (ENE) como campo de Práticas Pedagógicas, sendo um processo que torna possível a aprendizagem ao longo da vida em âmbitos não escolares. O objetivo do artigo é compreender a emergência em admitir a existência de processos formativos para a sociedade em diferentes espaços, isto é, compor uma sociedade com diversos núcleos e instâncias formativas em um processo pedagógico e, portanto, facilitar as diferentes relações e processos sociais. No que tange aos aspectos metodológicos, foram consultadas as bases científicas de dados como Scielo, e selecionados livros e artigos que se fundamentam em Educação Não Escolar, no intuito de instrumentalizar a pesquisa bibliográfica. Visando sua aplicação concreta, foram realizadas duas entrevistas com educadores de ENE, sendo uma delas com um professor de um presídio do Estado de São Paulo e outra com uma pedagoga hospitalar que desempenha suas atividades em um hospital público, também em São Paulo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.