EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: PONTE E ELO ENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Marco Aurélio Paganella, Aron Granier Almeida da Silva, Camila Rodrigues da Silva, Dayanne Souza Feitosa, Eliane Moureira Soares Nascimento, Felipe Chacon de Freitas

Resumo


A continuidade e a eficácia do modelo de educação tradicional vigente até então, que preza conteúdos estanques, isolados e não contextualizados à realidade dos alunos e às outras áreas de conhecimento, têm sido questionadas com mais ênfase no Séc. XXI. Pensar na interdisciplinaridade, não como uma solução para todos os problemas, mas, sim, como um possível caminho a ser seguido a fim de prover uma educação integral e que faça sentido, passou a fazer parte da agenda acadêmico-teórico-prático-científico. A partir desta observação e problematização, o objetivo desta pesquisa foi o de compreender como e de que forma a Educação Física pode ser um elo, uma ponte, um instrumento de trabalho interdisciplinar no sentido de melhor contextualizar os diversos conhecimentos inerentes a uma formação crítica, reflexiva e integral, dos alunos. A metodologia utilizada foi a Revisão da Literatura com abordagem qualitativa, com marco temporal compreendido na última década a partir dos descritores: interdisciplinaridade, Educação Física, interrelação e interação, e métodos de ensino-aprendizagem. Assim, os resultados mostram que, mediante uma forma mais contextualizada de trabalhar o conhecimento, a Educação Física pode agir como elo com as demais, atuando como ponte a ligar as áreas no sentido de melhorar a formação crítica, reflexiva e integral do cidadão, e o próprio desempenho escolar geral dos alunos, com maior motivação, interação, atenção e concentração.


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