REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERCEPÇÃO DAS ALUNAS DO UNIÍTALO.

Jeanny Meiry Sombra Silva

Resumo


Este artigo aborda um estudo realizado com quinze pedagogas concluintes da pós-graduação lato-sensu em linguagens da infância da Instituição UniÍtalo. A coleta de dados foi realizada por meio de um grupo focal cujo objetivo foi buscar compreender como as professoras participantes do estudo se representam e como percebem as representações que a sociedade faz ao trabalho do professor desse segmento. Os dados foram analisados com base nos pressupostos da Analise de Conteúdo de Bardin e fundamentados em autores como Freire (1997, 2001), Jodelet (2001), Moscovici (2003), dentre outros. Os resultados revelam que as representações que a sociedade faz sobre o trabalho do professor da educação infantil interferem nas relações e nas práticas pedagógicas e que a profissionalização é um caminho para mudanças de concepções. O estudo evidenciou também o desejo de reconhecimento da educação infantil como uma etapa da educação básica.


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