A LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA UM DIÁLOGO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA

Giselle Santos Berto, Cátia Rodrigues

Resumo


A formação leitora do aluno é um tema recorrente nas discussões em torno da prática docente. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular coloca em discussão, como um caminho seguro para a Alfabetização, a inserção, desde a Educação Infantil, das crianças no ambiente letrado, de forma a garantir essa formação inicial da criança no ambiente escolar a partir dos 4 anos de idade. A perspectiva que esse texto aponta é a possibilidade dessa inserção vir acompanhada do apoio familiar, como um elemento fundamental e possível, independente da escolarização das famílias. Para fundamentar essa pesquisa, além das propostas e conceitos da própria BNCC, foram contemplados os materiais disponibilizados no Projeto “Conta pra mim”, lançado em 2019, pela Secretaria da Alfabetização. Com relação à pesquisa bibliográfica, foram consultados materiais voltados pela área da Linguística, da Leitura e Literatura Infantil, como por exemplo: livros e artigos que se fundamentam em Formação de Leitores, mais especificamente relacionados à Área da Linguística e Literatura.

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