A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NO APRENDIZADO.

José Luís Germano Martins, Ana Maria Carmo Martinelli, Karina De Souza Silva, Maria Cristina S. M. Custódio, Mary Aparecida Amaral, Renata Souza S. Nascimento, Silvia Aparecida Messias Dias

Resumo


Este artigo aborda a alfabetização sob um contexto diferenciado do tradicional caderno e lápis de escrever.  Vê a música como um método eficiente no processo de aquisição do conhecimento. Em um primeiro momento, apresenta o que é alfabetização, o que significa o letramento para que se possa compreender como uma pessoa aprende, de que forma ela chega ao conhecimento. Um dos aspectos importantes nesse sentindo é saber que não existe grau de letramento zero, mas níveis de letramento. Todo indivíduo, inserido em uma determinada cultura, possui um conhecimento prévio. Já sabe como são algumas formas textuais, antes mesmo de saber ler ou escrever, pelo simples convívio com pessoas alfabetizadas. No segundo capítulo, são apresentadas as peculiaridades da música. Como ela surgiu, qual sua importância na sociedade.  Trata-se de um dos primeiros instrumentos de comunicação utilizado pelo homem.  Ela não só comunica fatos, mas sentimentos, emoções. Depois, mostra-se como é possível alfabetizar uma pessoa por meio da música, como ela pode e deve ser usada como instrumento de difusão do conhecimento em sala de aula. Por fim, são relatadas as pesquisas de campo realizadas em duas escolas da rede particular que neste trabalho são denominadas de A e B. Com elas foi possível relacionar a teoria com a prática.

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