O IMAGINÁRIO NO CONTO: O FILHO DO VENTO E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE IGUALDADES RACIAIS.

L. I. B. P. Paixão

Resumo


O Brasil ainda é um país onde as desigualdades colocam a margem uma maioria de classe pobre e negra. A educação sempre foi vista como o caminho para o desenvolvimento da população e de todo o país. A luta para o favorecimento e igualdade do povo necessita da escola como espaço para  o conhecimento usando as ferramentas necessárias que levem à compreensão da aceitação do outro.  Com a Lei 10.639/ 03 e 11.645/08 que determina o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira no currículo, as escolas precisariam valorizar e abrir espaços para o cumprimento destas diretrizes de maneira interdisciplinar. O Projeto “A Cor da Cultura” foi uma colaboração fundamental para a educação étnico-racial com diferentes materiais como os Livros Animados, entre eles, o conto “O Filho do Vento” que descreve o imaginário popular sobre os fenômenos da natureza, o vento. Os contos fazem parte da cultura oral africana, o costume da oralidade é de responsabilidade dos anciãos que passam as culturas ancestrais para as novas gerações para que se perpetue, são narrações das lendas africanas que envolvem personagens relacionados à natureza.

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