O fetichismo da mercadoria e as ciências humanas: uma reflexão sobre a antropologia de Giorgio Agamben

Dr. José Ferraz Neto

Resumo


O trabalho busca uma apreensão das Ciências Humanas tomando por base os mecanismos do fetichismo. Em um primeiro momento é colocada a questão da diferença entre Ciências Sociais e Ciências da Natureza, pelo ponto de vista da antropologia, em seguida são
apresentados modos de operação do fetiche na antropologia, psicanálise e economia. A partir dai, baseando-se em textos de Giorgio Agamben, é feita uma avaliação das possibilidades de emprego dos mecanismos do fetiche nas Ciências Humanas.


Palavras-chave: Fetiche; Ciências Humanas; renegação (Verleugnung); mercadoria; Valor de uso (Gebrauchswert); Valor de Troca (Tauschwert); sinédoque; inoperosidade; profanação.


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Referências


FERRAZ NETO, J. O fetichismo da mercadoria e as ciências humanas: uma reflexão sobre a antropologia de Giorgio Agamben. UniÍtalo em Pesquisa, URL: www. Ítalo.com.br/portal/cepesq/revista eletrônica.html. São Paulo SP, v.5, n.2 p. 341-361, Jul/2015.


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