LEVANTAMENTO SOBRE O CONHECIMENTO, PARTICIPAÇÃO E ADESÃO DOS ACADÊMICOS QUANTO A DOAÇÃO DE SANGUE.

E. F. SILVA, J. S. ROCHA, K. M. SANTOS, M. M. GRAÇA, M. L. SILVA, S. O. F. SANTOS, P. A. ADRIANI

Resumo


INTRODUÇÃO: A doação de sangue no Brasil é um ato voluntário não podendo ser atribuída nenhum tipo de remuneração ao doador. Sendo assim, este procedimento torna-se um ato altruísta. No Brasil assim como no mundo, diversas Legislação são seguidas e constantemente revistas a fim de garantir as melhores condições de recrutamento e seleção dos doadores, bem como dos equipamentos e insumos utilizados para seu processo logístico. Dentre os pontos de maior importância, mas ao mesmo tempo de dificuldade, encontra-se a captação e adesão de doadores para tal ação. OBJETIVO: levantar o conhecimento e a participação dos acadêmicos de enfermagem, do 1º e 2º semestres, de uma Instituição Privada de Ensino Superior da Zona Sul do Município de São Paulo sobre doação de sangue e reconhecer os motivos que favorecem ou não a adesão à doação voluntária. METODOLOGIA: Estudo quantitativo de campo, com abordagem transversal. RESUTADOS E DISCUSSÃO: A amostra desta pesquisa foi composta por 81 discentes, sendo prevalente o sexo feminino, solteiros, não pertencente à área de enfermagem, com idade que varia de 18 a 25 anos. Destes, 66,7% tem algum conhecimento sobre doação de sangue e 66,7% não são doadores de sangue. Dos doadores, a faixa etária que prevaleceu foi a de 36 a 45 anos. Dos discentes que já doaram sangue e não fazem mais, o motivo que prevaleceu foi a falta de tempo e entre os que não são doadores, 22,2% alegaram que não o fazem por ser necessário haver uma melhoria nas informações relativas à doação. Dos discentes da área de enfermagem, 57,6% não são ou nunca doaram sangue. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta pesquisa demonstrou que são diversos os fatores que podem levar a não adesão ou fidelização à doação de sangue, se sobressaindo a necessidade de conscientização por parte da população, independente de ser e atuar na área de saúde e a atuação da educação em saúde que tem como fundamento esclarecer e educar a população.

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