Criação e implementação de um processo para avaliação do desempenho cognitivo de profissionais de enfermagem em uma rede integrada de hospitais, intercalado com intervenções educacionais.

Bernardo Schubsky, Ronaldo D’Ávila

Resumo


As pressões do mercado obrigam os profissionais de enfermagem a realizarem múltiplas jornadas de trabalho, o que contribui para que o treinamento e as atualizações técnicas sejam relegados a um segundo plano. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar um processo que pudesse identificar periodicamente as principais deficiências dos profissionais de enfermagem no ambiente de trabalho e planejar ações educacionais focadas. Desenvolveu-se uma ferramenta web de mapeamento de deficiências, capaz de gerar avaliações do tipo múltipla-escolha segmentadas por áreas, corrigir as avaliações e mapear áreas específicas de deficiência de conhecimento. Fizemos um estudo de 3 avaliações, em 2013 e 2014 de profissionais de enfermagem, de diversos hospitais, com um intervalo semestral. Entre cada avaliação, foram realizadas intervenções educacionais focadas nas deficiências mapeadas. Optamos por demonstrar o desempenho médio, através das notas de avaliação, exclusivamente de profissionais de enfermagem que participaram de todos os 3 ciclos avaliação-treinamento. 3531 profissionais realizaram as 3 avaliações e as notas médias obtidas, sequencialmente, foram: 6,59; 6,61 e 6,91. A análise estatística ANOVA demonstrou significância estatística das notas obtidas entre as 2 últimas avaliações. Conclusão: A criação de um processo de avaliação de desempenho, acompanhado pelo mapeamento de déficits de conhecimento, intercalado com intervenções educacionais mostrou-se eficiente em promover o desenvolvimento do conhecimento entre profissionais de enfermagem.

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