“SERTÃO QUE BRINCA, SERTÃO QUE SONHA”: UM OLHAR SOBRE O TEATRO-EDUCAÇÃO NO SERTÃO DA BAHIA

Barbara Luana de Menezes, Elizabete Vitoria Dorgam Martins, Luaa Gabanini

Resumo


O presente artigo, é parte fundante da pesquisa de mestrado em Artes da Cena que vem sendo desenvolvida pela Escola Superior de Artes Célia Helena e em parceria com a Escola Itaú Cultural (IC). Perpassando por uma trânsfuga de classe, este trabalho apresenta tensões em torno da construção teatral em uma comunidade rural do sertão baiano. Aqui, o teatro-educação permeia um lugar de reverberação, alcançando origens rurais, descortinando um fazerser artístico que se distancia de sua estrutura hegemônica, eurocêntrica e nos revela que, mesmo em meio a tanta escassez, existe um cenário de criação abundante que encontra nas mulheres artistas do sertão o protagonismo e a força para a construção de suas (re)existência.

 

Palavras-chave: teatro-educação, mulherismo, sertão da Bahia;


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.